quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Uma árvore de livros! (Meme literário Dia 3)



3. Como você escolhe seus livros? 
Por autor? Por assunto? Pela sinopse? Por uma indicação? Fale sobre isso.



Foi uma delícia pensar em uma resposta à esta pergunta! Viajei no tempo, no espaço e revivi vários momentos literários mais que emocionantes na minha vida de leitora!

Para poder tentar passar um pouco do que sonhei aqui preciso dar uma resposta um pouco abstrata e mais ampla...

Explico: o que me move a ler certos livros em específico mudou muito durante a vida. Eu mudei, minhas escolhas mudaram... mas o que me levou à literatura quando eu era pequena persiste em mim até hoje e é sobre isso que eu vou falar.

O que eu busquei na leitura quando tive meu primeiro contato com o mundo dos livros  e nas demais aproximações desde então? 

Posso dizer que sempre foi a tentativa de viver de uma forma diferente... conhecer novos mundos, novas perguntas e respostas, novas leituras do que eu vivia e do que não vivia... 
Mas, sobretudo, creio que a leitura sempre foi para mim a possibilidade de experimentar - através da palavra - uma realidade tão profundamente minha e tão distante ao mesmo tempo: a vontade de viver além de mim. 

Pensando tudo isso várias imagens e momentos se tornaram nítidos na minha mente: o quanto eu gostava de ler em cima das árvores quando era pequena... (a goiabeira na frente da casa do meu pai - que lugar mágico!); os livros que meus pais me deram e que marcaram minha vida... (Mudanças no galinheiro mudam as coisas por inteiro eu devo ter lido umas 70 vezes, rs); a biblioteca do Campo de São Bento!! (oi, alguém aí de Niterói?) - a primeira que eu realmente frequentei e o lugar que me trouxe essa questão da escolha dos livros da forma mais pessoal possível.

Antes de frequentar uma biblioteca, eu nunca tinha verdadeiramente me deparado com essa questão: que livro lerei?
Eu lia o que me chegava às mãos: os livros que meus pais me davam, os que minhas amigas me emprestavam ou aqueles que os professores ordenavam...

Quando isso passou a ser insuficiente e, em paralelo, eu descobri a biblioteca do Campo de São Bento (com suas paredes infiltradas, com a bibliotecária emburrada e as almofadas mofadas que eu tanto amava!) aí eu comecei a realmente escolher minhas leituras.

E todo um mundo novo que EU escolhia se abriu no meu mundinho diário! 

Folheava os livros como se não existisse o tempo; lia os primeiros parágrafos como se houvesse primeiras linhas sempre me esperando em algum lugar; admirava capas, títulos e ilustrações; dava um gritinho quando encontrava o nome de algum escritor que eu já conhecia (como isso me dava prazer! Era uma alegria sem tamanho! Como reencontrar um amigo...; ).

E assim faço até hoje! Escolho meus livros em novas bibliotecas, fato! Mas continuo escolhendo pelos mesmos motivos e com práticas semelhantes: me apaixono por autores, temáticas, por títulos, por gêneros, por capas (quem nunca sorriu ao ver uma capa não pode saber o que é amor à primeira vista! rs)...

A "biblioteca" do meu mundo de cientista social e política de 34 anos se diversificou... Vejo livros, capas, títulos, textos, amigos e futuros amantes (rs) em todo lugar! Nas doces palavras de escritores conhecidos (com Llosa - Dicionário Amoroso da América Latina - eu descobri grande parte do que conheço hoje de literatura da nossa América), nos mais que apaixonados relatos de leitura de amigos, companheiros e colegas de trabalho (ai que delícia ver alguém com olhinhos brilhando falando de experiências de leitura!), nos comentários de críticos, especialistas e amadores e nas livrarias reais e virtuais da vida.

E vocês: como escolhem seus livros?

Abraços!

*Este post é uma resposta ao Meme Literário de um mês proposto pela Tábata do blog Happy batatinha (mais informações no link).

3 comentários:

  1. Nada a ver com o seu post,
    venho aqui deixar resposta ao seu comentário no youtube porque não consegui deixar lá

    cá vai:
    Não sou economista, trabalho na área de contabilidade mas o curso é economia.
    Estou numa média empresa, que fornece a água canalizada na minha empresa.

    o meu blog é maufeitio3.blogs.sapo.pt
    o site é testa-te.com.pt/nao-podes-perder/blogue/literatura
    a revista cultural é esta www.egoista.pt/
    a ideia foi/é da Patrícia Reis, é quem chefia a empresa, pois para além de escritora ela é empresária.

    amulherqueamalivros
    Cláudia

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que história bacana! (Gente, eu nunca sentei em uma árvore para ler, tenho um piripaque com insetos mesmo morando no mato!)

    Fiquei todo bobo aqui lendo tua história, tão bonita!

    Beijos e força no Meme! Nós vamos conseguir chegar ao final! Mwuahahaha.

    Jon

    ResponderExcluir
  3. Claudia,
    tudo anotado! rs
    Abraço!


    Jon,
    obrigado! Nossa, vc tem que escolher uma ávore BEM BONITA e ler embaixo dela em um fim de tarde (ou em algum galho dela se possível... ; ).
    É uma experiência inesquecível! =D
    Beijos!

    ResponderExcluir

Olá, seja bem-vindo(a),
responderei seu comentário aqui mesmo.
Abraços,