segunda-feira, 13 de maio de 2013

Março em livros

(Sim, eu sei que já estamos em MAIO, rs. Mas como deixar de registrar por aqui as ótimas leituras de março? E de abril (essas entram no ar amanhã! ;)




Março foi outro ótimo mês e, relação as leituras: 10 livros terminados! =D

Estou gostando muito dessa imersão na leitura e de poder ler cada vez mais tanto o que eu quero profissionalmente (que não está contabilizado aí porque são artigos e pedaços de livros), quando o que me traz prazer e crescimento pessoal em outro sentido - a literatura!









1. A Confissão da leoa - Mia Couto

Mais um livro do Mia Couto que mexeu comigo. Dentre os que eu já li do autor (O último voô do flamingo, Terra Sonâmbula e O último pé da sereia), este último não é o preferido, mas foi uma leitura muito interessante.

Mais uma vez Mia brilha em vários aspectos: o entrelaçamento da história social e pessoal, a força dos mitos na vida das pessoas, a busca de identidade em meio aos diversos elementos sociais e familiares que nos influenciam para além do que podemos controlar, a linguagem poética única! Um belo livro com um personagem masculino que virou um dos meus preferidos do escritor: Arcanjo Baleiro.

2. As virgens Suicidas - Jeffrey Eugenides

Um livro que me surpreendeu positivamente e muito! Jeffrey Eugenides nos enche de melancolia em uma história com uma temática de morte na adolescência; mas que fala muito mais da morte e da incapacidade de entender um tipo de vida, uma certa forma de estar no mundo que não existe mais.




3. O Colecionador - John Fowles

Esse excelente livro do Fowles foi debatido no Fórum: veja aqui.

4. O sentido de um fim - Julian Barnes

Outro que foi debatido no fórum e que, confesso, eu não aproveitei tanto... : (
Mas o debate foi muito rico justamente por conta das visões e sensações tão distintas que esse livro nos provocou! Se você já leu, confira o debate no fórum entre pontos e vírgulas









5. O Chamado - Jack London

Jack London me conquistou com a sua escrita e a história de Buck... mas sobre este singelo livro eu falo em um post separado (para o desafio literário!) em breve.

6. Maquiavel - Quentin Skinner

Eu gosto muito do Skinner e não conhecia esse pequeno grande livro de interpretação do tão mal compreendido Maquiavel. Vale muito a pena para quem quer ver outra interpretação do florentino para além do lado maquiavélico difundido pelo mundo todo...  ;)

7. A Cor do invisível - Mario Quintana 

Poesia todo dia agora virou meu mantra. Gostei especialmente desta coletânea comparada com as outras que tenho dele: poemas que exaltam a delicadeza e a simplicidade da vida, do amor, do cotidiano...
Mario Quintana para sempre!

8. O livro dos abraços - Eduardo Galeano

Um livro que fala dos abraços dados, dos não dados e dos imaginados; um livro que fala da vida, da morte, dos encontros e da América latina, da história e da memória, das cidades e dos homens. Textos que celebram uma forma de viver para além das circunstâncias, para além dos retornos impossíveis que anunciam pequenas mortes. Um livro belo e único: merece ser lido e, mais importante, sentido! Certamente uma das melhores leituras do ano! ;)






9. Um livro por dia. Minha temporada parisiense na Shakespeare and Company - Jeremy Mercer

Jeremy Mercer conta com muita lucidez a sua vida na Shakeaspeare and Company e nos delicia com a história do homem por trás dessa ideia e dos meandros da vida nessa livraria única na linda Paris! E o mais impactante é que a escrita de Mercer nos proporciona uma pequena imersão neste lugar único, ou melhor, na vida do próprio autor na Shakespeare and Company: um lugar no qual o tempo se suaviza e a vida ganha outro sentido... 

10. E foram todos para Paris - Sérgio Augusto

Um guia de viagem da cidade luz com ótimas indicações para ir a todos os pontos importantes onde viveram-e passaram (debateram, brigaram - rs - beberam café, vinho e etc) vários dos grandes escritores e artistas que passaram por Paris da década de 20 a 40... Com ótimo texto, fotos e mapas: imperdível para qualquer amante de literatura que vai para Paris! <3>

Beijos!

4 comentários:

  1. Concordo, O Livro dos Abraços deve ser lido e, principalmente, sentido. Como comentei no meu post (minhas impressões) sobre o livro: a obra é uma caixa de joias.

    Boa semana, Denise! ^^

    ResponderExcluir
  2. Tento de conseguir algo para alcançar esse seu ritmo! 10 leituras ótimas. Eu geralmente consigo no máximo 5 D:

    ResponderExcluir
  3. Março foi muito bom de leituras mesmo... Agora já estou com mais trabalho e fica difícil! ;)
    Beijos e boas leituras!

    ResponderExcluir

Olá, seja bem-vindo(a),
responderei seu comentário aqui mesmo.
Abraços,