quinta-feira, 5 de março de 2015

Leituras de janeiro


(Post absolutamente atrasado, mas a vida é assim. Como tenho o objetivo de deixar aqui registradas impressões de leitura para o futuro, vou publicar os resumo de janeiro assim super tarde mesmo e, a partir de agora, sempre falarei das leituras do mês anterior no início do mês - corrente -).

Janeiro foi um mês meio molengo (por conta do imenso calor! e das minhas férias), mas consegui me dedicar à leitura e foi um ótimo começo do ano literariamente falando.

1. Suíte em quatro movimentos da Ali Smith

Queria conhecer a autora e também queria um livro diferente para estrear o Kindle Voyage que comprei na minha viagem ao Chile no final do ano passado. Esse livro da Ali Smith estava em promoção na amazon e foi assim que juntei a fome com a vontade de conhecer a escrita da autora.

Gostei bastante; quatro estrelas. Agora quero ler o Hotel Mundo. 

2. AMOK - Beneth

Livro que traz tirinhas com um humor mórbido que tem como personagem principal Amok: um menino que tem vontade de comer o cérebro ou o coração das pessoas com molho pesto. Como não amar?

Dei três estrelas e meia, mas foi só porque achei que algumas questões tratadas ficam repetitivas (ou porque sou chata e não tenho sensibilidade para tirinhas?).

3. A noite da encruzilhada - Simenon

Devoro tudo que é do Simenon; com este não foi diferente. A trama é simples, mas este tem personagens que eu gostei muito e tem também um clima de tensão que se mantém até o final da história. Maigret cada vez mais se tornando um dos meus detetives favoritos da vida!

Falei destes três primeiros livros do ano aqui.

4. Tête-a-Tête da Hazel Rowley

Biografia da relação sui generis de Simone de Beauvoir e Sartre: AMEI! 5 estrelas e daqueles para reler no futuro. Hazel Rowley consegue fazer um livro que tem ao mesmo tempo uma narrativa fluida e profunda e questionadora em vários momentos. A edição tem fotos belíssimas de Simone e uma coisa que eu gostei muito foi a inclusão de trechos de diversas obras de Simone e Sartre nos momentos certos, bem como explicações das questões filosóficas e políticas bem feitas e claras. É um excelente trabalho de pesquisa e escrita: muitas palmas para a Hazel!
Criei o #ProjetoBiografias por conta dessa leitura. Tem vídeo aqui e aqui para falar desse projeto amor!

5. Duas Vidas: Gertrude e Alice da Janet Malcolm

Engatando firme no mundo das biografias, li em seguida este livro curto da Malcolm sobre alguns aspectos da vida de Gertrude Stein e de Alice B. Toklas. O livro é divido em três partes e todas ficam meio inacabadas, abertas. A autora começa se perguntando como Gertrude e Alice deixaram seu judaísmo incógnito no decorrer de suas vidas e como sobreviveram na França ocupada. O ponto central é como isso não aparece nas obras autobiográficas que Gertrude publicou. Em um segundo momento, Malcolm empreende uma investigação sobre The making of Americans e seu lugar como obra literária na vida de Gertrude; essa foi a parte que eu achei mais interessante. Ao longo do livro, Malcolm discute as possibilidades de uma biografia, as dificuldades de conhecer questões mais profundas da vida das pessoas sem, de alguma forma, que o afeto ou a forma da pesquisa interfiram nesse processo. Porém, não achei que ela conseguiu ser muito feliz neste livro em específico ao tratar destas questões.

6. Middlesex - Jeffrey Eugenides

Fiz um vídeo sobre este livro fantástico do Eugenides. Personagens inesquecíveis: Cal, Desdêmona e Esquerdinha! < 3

7. Uma Rua de Roma - Patrick Modiano

Meu primeiro contato com o autor ganhador do Nobel de Literatura no ano passado (e sim, foi por isso que quis conhecê-lo). Confesso que o livro me intrigou, mas não de forma definitiva. Dei quatro estrelas pois ele é muito bom em alguns aspectos. O mais interessante é o clima todo da obra que tem um personagem desmemoriado em busca de sua identidade como mote para falar também de uma sociedade que se encontra em um processo de reconstrução, por um lado, e de esquecimento e memória, por outro (a França da década de 60). 


E também li metade de David Copperfield, esse livro incrível que eu amei perdidamente! (e que vai aparecer no resumo de fevereiro. ;)

5 comentários:

  1. Olá, Denise, cheguei a seu blog pesquisando no Google "blog" e "literatura". Que ótimo trabalho você tem feito e que leitora eficiente você parece ser! Comecei em janeiro deste ano um blog com o intuito de registrar minhas impressões de leitura também. Já me cadastrei para receber notificações de suas novas postagens, porque devo tomar o "Cem Anos de Literatura" como modelo.

    ResponderExcluir
  2. Oi! Adoro seu olhar literário. É diferenciado do que existe em outros blogs. Da sua lista, tenho curiosidade sobre o livro David Copperfield, me parece super interessante. A Cosac sempre capricha na identidade visual de suas edições. Estarei aguardado suas impressões.
    Alexandre do blog Do Que Eu Leio
    @doqueeuleio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandre, obrigada!
      Nossa David Copperfield é MUITO bom! Incrível mesmo, parece que li ao menos três livros em um, sabe como?
      Abraços,

      Excluir
  3. Só leitura top, hein! Ando louca por esse (e todos os demais que foram lançados) do Modiano, e há tempos estou querendo ler Middlesex. =)

    Beijos, Livro Lab

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline, realmente foi um mês de leituras top! rs
      Do Modiano ainda lerei ao menos os outros dois que vieram no box; sabe qual? É uma caixa bem bonitinha e acho que vale a pena se o autor te interessa.
      Um abraço!

      Excluir

Olá, seja bem-vindo(a),
responderei seu comentário aqui mesmo.
Abraços,