domingo, 15 de março de 2015

Parceria com a Rádio Londres!

Este é um post rápido para compartilhar uma alegria: a Rádio Londres, editora que abriu as portas tem muito pouco tempo em terras nacionais, é a mais nova parceira deste blog!

Conheci a editora através deste post dos espanadores e logo entrei em um frenesi ao saber da publicação de Stoner. Quem acomapanha o canal sabe que vi a indicação deste livro aqui nas melhores leituras do ano da Inês e fiquei com muita vontade de ler. 

Logo que vi o catálogo da Rádio Londres fiquei impressionada de querer ler praticamente todos os livros que a editora iria lançar. Inicialmente comprei Stoner e A vida em Espiral.

O primeiro é de John Williams, foi publicado em 1965 e esquecido durante muito tempo. Mas teve um revival há alguns anos e desde 2012 tornou-se um best-seller mundial. A vida em Espiral é do escritor senegalês Abasse Ndione, tem como personagem central um taxista traficante de maconha e foi publicado em 1985. Como amante de literatura africana, fiquei muito empolgada ao saber que este livro é lendário em Dakar. De modo geral a editora promete trazer bons livros de literatura estrangeira contemporânea; livros que fazem sucesso sim, mas em certos nichos mais cults e europeus e norte-americanos que não são publicados por aqui.


Por enquanto, só li Stoner e AMEI! Na época não consegui fazer um vídeo para falar dessa leitura, pois o livro mexeu MUITO comigo. Stoner é um professor universitário que estudou e trabalhou toda sua vida na Universidade do Missouri. É um homem comum, simples, que não teve nenhum reconhecimento especial na universidade, sendo apenas lembrado vagamente pelos colegas (fato que tomamos conhecimento na primeira página do livro). O enredo não faz nada além de contar toda sua vida. Falando assim parece simples e estranho todo esse frisson em torno da obra de Williams; mas o modo como esta obra foi escrita, o Stoner que acabamos por conhecer e a simbiose entre escrita e personagem é belíssima. Além disso o livro toca em algumas questões que certamente nos tocam fundo e de uma maneira mais existencial. Assim estão as questões da vocação, da dedicação profissional, do amor e das decepções nestes dois campos da vida, bem como na própria razão de ser da universidade e no seu funcionamento (este ponto certamente interessará mais a quem também vive neste meio, como eu). Enfim, ainda vai sair um vídeo lá no canal sobre esta leitura; quando sair atualizo este post.

No mais só queria dizer que estou bem feliz de ter sido selecionada para ser parceira da editora, pois tenho muito interesse em várias obras que a Rádio Londres já lançou e as que estão por vir. ; )

Para conhecer mais esta editora sugiro o vídeo dos Espanadores e o  face da RL: facebook.com/radiolondreseditores.


3 comentários:

  1. Fiquei feliz ao saber que pessoas de blogs que admiro bastante conseguiram parceria com a Rádio Londres, que chegou "chegando" como ouvi esses dias, rs.
    Estou com muita vontade de ler Stoner.
    Irei, com certeza, ver o seu vídeo sobre o livro.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Denise! Estou com saudade de seus vídeos e post aqui no blog. Espero que com esta parceiria venham ótimas leituras!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Essa editora promete! Espero logo em breve ter em mãos algum título dela. Alexandre do blog Do Que Eu Leio
    @doqueeuleio

    ResponderExcluir

Olá, seja bem-vindo(a),
responderei seu comentário aqui mesmo.
Abraços,