sexta-feira, 3 de abril de 2015

Leituras de fevereiro ( O mês mais incrível da vida em termos de leituras? SIM!)

Fevereiro não foi um mês, foi um ano incrível e deixou saudades. Li 10 livros e acho que essa marca pessoal vai ser difícil de bater em um futuro próximo; mas não falo isso pela quantidade apenas e sim pela qualidade das leituras.

1. David Copperfield de Charles Dickens

David, Dickens, 1000 páginas de puro amor e admiração pela escrita, narrativa, enredo, personagens.... Um puta romance!!! O mais amado e autobiográfico do grande escritor inglês. Personagens mais incríveis, engraçados e trágicos dos últimos tempos, o começo de livro mais triste e mais arrasador que já li. Preciso falar mais? Leiam!

Teve debate lá no fórum (aqui) e foi ótimo também! Muitas pessoas lindas fizeram vídeos e estão todos recomendados lá no nosso site amado.

2. Stoner de John Williams

Já falei aqui no post anunciando a parceria com a Rádio Londres de quanto esse livro é incrível e do quanto gostei da leitura. Definitivamente estará nas melhores leituras do ano!

Pelo que eu soube, a primeira edição já esgotou, mas vem aí uma nova e melhor (com nova revisão), introdução e bookmark especial. Stoner merece!


3. Reze pelas mulheres roubadas de Jennifer Clement

Jennifer Clement entrou para minha lista de escritoras das quais quero ler TUDO! A Rocco acertou muito em lançar esse romance inspirado em pesquisa com mulheres que sofrem vários tipos de violência no México.
O livro é ótimo; fiz resenha lá no canal. : )

4. A Prostituta Respeitosa de J. P Sartre

Peça do Sartre que incluí no Desafio Livrada 2015. A trama tem como pano de fundo a questão da segregação racial no EUA, mas trata do grande tema da obra de Sartre: a má-fe e, por conseguinte, do coração de sua perspectiva existencialista. Os personagens todos acabam apresentando facetas da má-fe: ou seja, da falta de escolhas legítimas e da vida de aparências. 

5. Os Cavalinhos de Platiplanto de J J (amado) Veiga

Vai ter vídeo, pq JJ Veiga entrou para minha vida com FORÇA depois dessa leitura. Livro cinco estrelas, favorito já e muito, MUITO, incrível! < 3

6. A incrível e triste história de Cândida Erêndira - Gabo

Gabo sempre é amor, mas confesso que eu estava tão profundamente abalada pela novidade dos contos do Veiga que não saboreei tanto os contos deste livro do gabo. Três deles eu amei: O afogado mais bonito do mundo, Baclaman: o bom vendedor de milagres (muito incrível!) e o conto que dá título ao livro. Mas é um livro que pretendo reler no futuro para poder dar o devido valor.

7. A neve estava suja do Simenon

Simenon já é o cara do romance policial para mim; mas ler esse romance considerado mais profundo dele me impactou muito. No livro acompanhamos de forma muito intensa o jovem Frank Friedmaier se tornar um assassino na França ocupada pelos nazistas. A incursão pela psicologia e experiências do personagem é feita de uma forma fantástica. A escrita de Simenon é impecável!

8. Cantiga de Findar de Julián Herbert

TODO MEU AMOR POR ESSE LIVRO e pela coleção Otra Língua em vídeo lá no canal.

E viva México, cabrones!

9. Mrs Dalloway de Virginia Woolf

Livro que eu tinha medo (pavor, na verdade) de ler e que me surpreendeu demais: simplesmente AMEI, a escrita da Virginia em primeiro lugar, mas também o romance e, em especial, o personagem Peter. 

Também teve debate aqui no Fórum Entre Pontos e Vírgulas.

10. O Fotógrafo de Lefèvre, Guibert e Lemercier

Falo sobre esta Graphic Novel de que gostei muito no post anterior aqui do blog.

Acho que deu para perceber o quanto fevereiro se transmutou em um lindo ano de ótimas leituras. Realmente não lembro de ter lido tantos livros muito bons e ótimos juntos em um só mês assim!  < 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem-vindo(a),
responderei seu comentário aqui mesmo.
Abraços,