sábado, 26 de janeiro de 2013

Retalhos: minha primeira graphic novel!





Olá. meu nome é Denise Mercedes, tenho 35 anos e eu nunca tinha lido uma graphic novel até agora... ;)

E como a primeira vez (quando é boa, claro!) é inesquecível; eis que venho contar da minha experiência de leitura com esta obra incrível do Craig Thompson.




Retalhos é um livro autobiográfico onde Craig relembra especialmente sua infância e adolescência: as suas relações com o irmão mais novo, com seus pais, com a religião e com Raina, seu primeiro amor... O mais impressionante do seu "relato" é como ele é ao mesmo tempo uma sublimação de todas as suas experiências mais marcantes em termos de relações familiares e da influência da religião protestante na sua vida.

O que Craig Thompson trata nos leva a uma identificação imediata; ainda que não tenhamos sido educados da mesma forma, que não tenhamos vivido estas relações da mesma forma. Mas todos fomos adolescentes: todos sofremos algum tipo de "bulling", todos tivemos algum grau de desavenças com as certezas de nossos pais e, especialmente, todos vivemos em algum grau a descoberta do amor. Ah, e como foi bom, como foi difícil e como é bom lembrar... ;)




Grande parte deste quadrinho é dedicada a esta experiência do primeiro amor; fato que é entrelaçado com a sua vida e as dificuldades que Craig enfrentava. É muito interessante a forma como o autor reúne suas memórias e as apresenta através desse casamento entre imagem e palavra. Essa é a parte mais linda em termos de desenho também! Na minha humilde opinião o traço de Craig reúne uma dose de ingenuidade com muita delicadeza e o resultado é belíssimo! ;)
Muito legal a edição da Companhia!

Bom, mas para não deixar vocês sem mais informações substanciais que não estou apta a dar (é a minha primeira experiência em ler graphic novels!), deixo aqui dois links ótimos sobre a obra do Craig: aqui tem um vídeo sobre o quadrinista dos Espanadores, aqueles lindos, e aqui uma resenha muito boa sobre Retalhos do blog Espanadores (sim, os mesmos! rs).
Um abraço e ótimas leituras!

28 comentários:

  1. De, nunca li Graphic novel, aliás nem sei as diferenças entre termos nesse mundo incrível que parecem ser os quadrinhos!
    Mas gostei muito das imagens que vc colocou e a história parece ser bem interessante. Quem sabe? rsrs
    Beijo
    Tati

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tati,
      eu tinha curiosidade, mas por quadrinhos (clássicos, de super heróis e afins) não me interessava muito.
      Gostei da explicação do "teoria política" abaixo, pq eu também não sabia muito bem as diferenças! rs
      E Retalhos é imperdível; mesmo para quem, como eu, não conhece o mundo maravilhoso dos quadrinhos. Acho que você gostaria muito, viu?
      Beijos!

      Excluir
  2. Oii, já li algumas graphic novels e acredito que você vai gostar de Persépolis da Marjane Satrapi. Ao mesmo tempo que é autobiográfico mostra um pouco do Irã e suas revoluções. Já foi transformado em filme, mas gostei mais do quadrinho.
    Bejos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Stela,
      obrigada pela indicação! Quero ler Persépolis em breve. Sabe que eu não sabia que já tinha adaptação cinematográfica?
      Abraços!

      Excluir
    2. Já tem, mas não conta a história tooda do livro.
      Meu namorado é aficionado em graphic novels e aí ele vai me passando algumas coisas. Tem outro que achei muito lindo que é o Stardust, mas é um romance do Neil Gaiman. Tenho lido alguns deste autor e gosto bastante.

      Beijo

      Excluir
    3. Ah, Stela não sabia que Stardust tinha graphic novel! Esse eu vi o filme! ;)
      Beijos!

      Excluir
  3. Os temas são realmente universais.... mas eu tenho de deixar esse tipo de leitura para daqui a vários anos por que essa história do primeiro amor ainda está muito fresca na alma xD~

    Graphic novels são um trabalho muito legal, apesar de roubar um pouco o nosso costume de imaginar os personagens e cenas traz uma relação bem mais intima e estreita com o autor!

    Já tem ideia de qual será seu próximo ?


    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own! Sinta-se abraçado, viu Filipe! =D
      O próximo será o SANDMAN!!!!!! (Comprei semana passada e estou esperando histérica, kkkk).
      Mas quero muito ler Jimmy Corigan, Daytripper, Palestina e O Fotógrafo também...
      Abraços!

      Excluir
    2. Comprou a coleção tooda?
      Eu estou lendo e posso dizer, se prepare! haha
      Eu paro e penso, nossa como ele inventou isso, de onde tirou isso? São ideias muito diferentes, nada ordinário e clichê.

      Excluir
    3. Stela,
      comprei o Sandman definitivo volume 1 e o volume 3 (sim, eu sou meio louca! haha).
      Ai, estou muito muito muito ansiosa que chegue logo!!!! =D
      Beijos!

      Excluir
  4. Tati, quadrinhos é o nome popular do gênero, ligado sobretudo as tirinhas de jornal. Graphic novel é o gênero de 'quadrinhos' destinados aos adultos e que conta uma história, como se fosse um romance tradicional, cujo os principais autores e publicações hoje se concentram na europa, ao contrário das histórias em quadrinhos de heróis que são hegemonia dos Eua.

    Denise o Craig é ótimo. Também recomendaria a você habbib. É uma história linda e terrível, o traço é absurdamente bonito, e o autor consegue falar com muita sensibilidade sobre escravidão, prostituição, casamento forçado, religião e amor. Minha favorita disparada de 2012!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teoria Política (o máximo seu nome de login, rs),
      lerei Habibi com certeza! Obrigada, também sou novata em GN e quadrinhos e gostei do esclarecimento.
      Abraços,

      Excluir
    2. ahaha o nome de login é por conta do trabalho (minha área de estudos é em teoria política), que bom que você gostou, algumas pessoas desconfiam...rsrs. Olha o mundo das grafic novels é fascinante! Há um clássico da década de 1990, muito apreciado por leitoras (a série de hqs que chamou as mulheres para o mercado nos Eua), do escritor Neil Gainam: Sandman que também é fantástica. Sobretudo se você gosta de mitologia.
      Um abraço, adorei a resenha do retalhos!

      Excluir
    3. ahaha, agora que vi! Você já comprou o sandman! Maus também é imperdível! Ah, meu nome é Marcia (sim, sou menina, nerd e super fã de hqs, grafic novels e mangás).

      Dos mangás (que é o estilo japonês de história em quadrinhos, que se le da direita para esquerda e de traz para frente quando encadernado), acho que vale a pena dar uma olhada em Gen, pés descalços (história de sobreviventes da bomba de hiroshima... lindo!). Mas há tanta coisa ótima...

      Excluir
    4. Marcia: meu Sandman chegou!!!!! Yey!
      Minha filha ama mángás: vi Gen na livraria e me apaixonei. ; )
      Obrigada pelas dicas!
      Abraço,

      Excluir
  5. Humm, obrigada! Então ontem eu li minha primeira graphic novel, que foi o Sinal e Ruído, do Neil Gaiman!! Amei!! Muito bom!! Tô que nem a Denise agora, louca pelo Sandman rsrs

    E vou pegar essa dica também do habbib ;)

    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Que livro mais fofo, eu quero! :D
    a capa é linda e as ilustrações super legais! bjs

    http://www.luanamachado.com

    ResponderExcluir
  7. Nunca li nenhum livro desse tipo e fiquei mega curioso com esse. até por que voce nao é a primeira pessoa que vejo falando bem dele Denise. Foi para minha lista de desejados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dener,
      eu acho que tinha um certo preconceito e acabava não dando espaço à quadrinho e GNs; mas o livro do Thompson me conquistou completamente!
      Ano passado tentei ler Palestina e não consegui. Mas agora espero conseguir depois de ter tido uma ótima experiência com Retalhos.
      Abraços!
      PS: Será que tem Graphic novels na sua biblioteca maravilhosa da faculdade (aquela linda que tem gabo e Mia Couto? ; ). Pq, se tiver, acho que vale muito a pena vc pegar emprestado lá para conhecer!

      Excluir
  8. Caramba, Craig Thompson é muito bom autor! Li dele também um chamado Habibi, que é emocionante demais. Ao contrário desse, o Habibi não é uma auto-biografia, mas recomendo demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ícaro!
      Gostei muito do Thompson também e lerei Habibi com certeza.
      Abraço,

      Excluir
  9. Bem-vinda ao maravilhoso mundo das graphic novels! Eu só fui recentemente apresentada a esse mundo e estou adorando. Daytripper é a minha favorita até agora. Já estou de olho nessa Habibi e nas obras da Marjane (que eu só conheço pela adaptação cinematográfica de Persépolis). Aliás tem uma outra graphic novel da Marjane que virou animação: Frango com Ameixas.
    beijo e boas descobertas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que inusitado esse título da HQ da Marjane, Michelle; gostei!
      Mundo maravilhoso mesmo!
      Beijos! Obrigada!

      Excluir
  10. Olá Denise! Já que está começando neste novo mundo possível, já ouviu falar sobre "Maus"? Como estudiosa do Holocausto, acredito que irá gostar. Eis o link: http://www.ciadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=11733
    A propósito, conhece "As boas mulheres da China"? Caso não conheça, realmente recomendo, foi um livro que, como poucos, realmente mudaram minha forma de pensar sobre como as mulheres se relacionam e se posicionam em outras partes do mundo. É denso. É triste. Mas é belo: http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=80065
    Abraço e boa semana,
    Agna Farias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Agna,
      obrigada pelas indicações: Maus eu já conhecia - mas ainda não tive oportunidade de ler.
      Vou procurar As boas mulheres da China.
      Abraço!

      Excluir
  11. olá Denise! eu realmente adoro essa graphic novel.na biblioteca da minha escola tem uma edição, e eu tive que pedir para uma colega minha ( não tinha carteirinha na época) pegar, e n me arrependo!
    todos os desenho são magníficos, além da história cativante.
    anyway... se quiser ler uma outra boa graphic, eu indico a adaptação de metamorfose do kafka, porém n sei bem quem desenhou esta...

    ResponderExcluir

Olá, seja bem-vindo(a),
responderei seu comentário aqui mesmo.
Abraços,