terça-feira, 29 de outubro de 2013

Tess Gerritsen e a série policial Rizzoli e Isles - leitura de novembro para o fórum!

Conheci Tess Gerritsen através de uma indicação da minha chefe (na época) em 2005 ou 2006. Costumo dar muito crédito quando pessoas que me conhecem bem acreditam que vou me identificar com a leitura. E com esta indicação em especial a experiência foi muito boa!

Comecei pelo famoso O Cirurgião e não parei mais. Se antes eu já gostava do gênero suspense policial, pude perceber que o chamado suspense médico também me agrada ainda mais. ;)

Tess, nome escolhido por Terry Gerritsen, nasceu na China em 1953, mas emigrou bem pequena com sua família para os Estados Unidos, onde vive até hoje. Formou-se em medicina e exerceu a profissão apenas até ter certeza que sua vocação era outra: a escrita. ;)

A autora conheceu o sucesso de vendas e de crítica com Harvest, publicado em 1996. Esta é a sua primeira aventura no subgênero que a consagrou: o thriller médico. Desde que começou a escrever, Tess produziu 26 livros de ficção; todos na área do suspense, e 17 deles suspenses "médicos". 

Com O Cirurgião, de 2001, a escritora alcançou sucesso mundial e hoje está traduzida em mais de 30 línguas. A partir desse livro, Tess inicia uma série que conta com duas personagens principais: Rizzoli, a policial, e Maura Isles, a médica legista. São estes os livros dela que eu adoro! ;)



Livros da Série Rizzoli & Isles publicados no Brasil na ordem de escrita:
O Cirurgião (escrito em 2001)
O Dominador (2002)
O Pecador (2003)
Dublê de Corpo (2004)
Desaparecidas (2005)
O Clube Mephisto (2006)
Relíquias (2008)
Gélido (2010)

Além destes, Tess publicou recentemente mais um que ainda não chegou por aqui e que já desejo muito ler!!! (The Silent Girl, 2011)

Li todos os livros da série Rizzoli & Isles publicados no Brasil e meus preferidos são: O CirurgiãoDesaparecidas, O Clube Mephisto e Gélido. (Dublê de Corpo também é muito bom e, por ser o primeiro centrado em Isles, também figura nos meus preferidos! ;)

Uma das características que mais gosto nos suspenses de Tess dessa série é a forma como ela entrelaça aspectos da vida e da psicologia individual das suas duas personagens principais no contexto da investigação dos crimes. E é por isso, aliás, que acho que a série é muito melhor quando lida na ordem; de modo algum sugiro que se leia um dos livros do meio ou fim primeiro: perder a conexão é perder parte da graça da série.


Tess também é especialista desfechos e em cenas finais; a escrita dela mantém a tensão e o suspense em vários momentos do livro; mas os finais são (quase) sempre cheios de adrenalina! Fora isso, gosto muito das suas ideias para os crimes e as relações dos mesmo com mazelas sociais. Os meus livros preferidos são aqueles que acho melhor executados em termos justamente da conexão entre o fundamento do suspense (o fio condutor), enredo e entrelaçamento com as histórias pessoais de Rizzoli e Isles.

Entretanto, sua escrita não é uniforme (até porque ela escreve um livro por ano, gente!) e, em alguns livros, acho que ela exagera nos clichês e no tratamento dado a alguns aspectos ligados às personagens título da série. Em outros, a caracterização dos demais personagens envolvidos não é tão bem feita (como em Relíquias). Mas nada disso ofusca o brilho de Tess: a cada lançamento novo da série eu corro na livraria e ela tem toda minha atenção por uns dois dias de leitura reconfortante. =D

Agora preciso compartilhar uma coisa com vocês: odiei com todas as minhas forças a série de TV feita pela Fox "inspirada" nos livros da Tess! Nossa, eles conseguiram arrasar com Rizzoli e Isles e descaracteriza-las completamente transformando-as em caricaturas de barbies do suspense médico. O verdadeiro horror, o horror... Fujam!

Já li também outros suspenses de Tess como O DelatorO Jardim de Ossos e Life Support. Destes eu não gostei em absoluto apenas de O Delator que não é um suspense médico e eu achei muito fraco o enredo (apesar de partir de uma ideia interessante).

Para os amantes de suspense médico ou de suspense em geral, deixo a recomendação: confiram o trabalho de Tess Gerritsen começando por O Cirurgião. Serão horas de prazer literário e forte tensão garantidas; coisa que amamos muito, não é mesmo? ;)

E para quem precisa de um incentivo maior: O Cirurgião é o livro de debate do mês de novembro do Fórum Entre Pontos e Vírgulas! Esperamos vocês para o debate a partir do dia 20/11 no blog do fórum.

Abraços!

22 comentários:

  1. Já estou com o livro no kindle, Dê! Faz tempo que não leio nada do tipo. =)
    Beijinho!

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua resenha, a maneira como você conduziu as indicações ajudam a quem não conhece a autora a se situar melhor na hora de escolher os livros, porque tudo bem que gosto é pessoal, mas existe o perigo de começarmos pelo livro errado e não querer ler mais nada do autor. Tomara que você faça outros posts como esse. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Flávia!
      Também acho isso: dependendo do livro a experiência fica diferente! No caso da Tess recomendo demais começar pelo primeiro!
      Além disso, acho bem legal ir acompanhando a evolução da escrita.
      Abraços,

      Excluir
  3. Tô super empolgada para ler! Vou ler no Kindle, como a Lua :)

    ResponderExcluir
  4. O meu já está a caminho, Denise. Espero ficar viciada também, adoro esses pequenos prazeres da vida.
    beijo grande,
    Maira

    ResponderExcluir
  5. Nem preciso dizer que estou com muita vontade de ler essa série! <3 rs
    Infelizmente não dá pra participar do fórum, mas ficará como meta para ano que vem.
    Beijos, Denise! :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rose,
      espero que você possa ler este ano. É boa demais essa série! ;))))
      Beijos!

      Excluir
  6. Tô no segundo livro e amando demais, adoro a série (talvez por ter visto ela primeiro) e o único defeito são os casos, poderiam ser bem mais desenvolvidos como nos livros. Angie Harmon e Sasha Alexander são muito boas atrizes, a comédia exagerada na série de vez em quando incomoda, mas tirando isso elas são perfeitas. Tô ansiosa pra ler o desfecho de O Dominador e o da 4ª temporada de Rizzoli & Isles.

    Beijos Denise =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro a série também Nayara, talvez pelo mesmo fato que você, ainda não li os livros, mas vou começar. Não vejo a hora de chegar a 5ª temporada da série. Espero gostar dos livros tanto quanto da série.

      Excluir
    2. Oi Nayara e Mayara, vocês me animaram a dar uma segunda chance à série... Confesso que vi dois capítulos e desanimei. Vou tentar ver na ordem.
      Abraços!

      Excluir
  7. muito boa sua resenha sobre a Tess
    os livros delas são os melhores, pena que li fora de ordem!
    vida assistida e corrente sanguinea são muito bons tambem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas indicações, Paula!
      Esses ainda não li, vou procurar. Beijos!

      Excluir
  8. Denise, sou fã ardoroso da Tess e espero que ela continue mantendo a mesma qualidade na escrita. A série de TV foge batsante ao clima dos livros, mas é divertida. E nas temporadas seguintes o drama também vai ganhando força. Gostaria tambémd e pedir que visitasse meu blog Porqe Livro Nunca Enguiça, pois lá há dicas de outros autores parecidos com essa talentosa escritora, como Elisabeth Haynes, por exemplo, autora do elogiado No Escuro:

    http://porquelivronuncaenguica.blogspot.com.br/2014/04/sete-criancas-que-tocaram-o-terror.html

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Gente eu sou apaixonada pelos livros da Tess, conheci a autora pelo livro Jardim de Ossos, amei de paixão e comecei a pesquisar mais pelos livros dela, cada um que eu lia me apaixonava mais, comprei aleatoriamente os livros não sabia de sua continuidade quando soube comecei a ler de acordo com sequencia dos livros e re-li todos. Super recomendo!!

    ResponderExcluir
  11. NÃO ENCONTREI OS LIVROS DUBLE DE CORPO E DESAPARECIDAS NO kINDLE DA aMAZON.COM

    vOCÊ TERIA ALGUMA INFORMAÇÃO?
    Obrigado!

    Fábio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Fabio, tenta esse site que tem tudo, vc faz o downloada como mobi
      e manda p seu email dokindle com o assunto Convert, qdo ligar o seu Kindle já vai estar lá
      https://lelivros.pro/?x=0&y=0&s=tess+gerritsen

      Excluir
  12. Olá, Li, por acaso, Relíquias, e gostei muito. depois fui para A Garota Silenciosa. E então resolvi voltar ao início. Comecei pelo Cirurgião e estou indo para Dublê de corpo, na sequencia. Vi no site da Tess Gerritsen que ela diz que apenas os 4 primeiros tem que ser lidos em sequência, os demais não há necessidade. Estou amando! Começo a ler e não consigo mais parar!

    ResponderExcluir

Olá, seja bem-vindo(a),
responderei seu comentário aqui mesmo.
Abraços,